Abandono de animais na Linha Santana em Catanduvas revolta moradores

Nesta quarta-feira (12), moradores da Linha Santana entraram em contato com a redação do Portal Catanduvas em Foco para denunciar o constante abandono de animais que vem ocorrendo na localidade.

Segundo os moradores, pessoas se dirigem até as propriedades localizadas na Linha Santana e abandonam cães e gatos, os quais ficam perambulando entre as residências e pelas estradas, sendo que alguns dos animais acabam morrendo atropelados ou de fome.

Muitos moradores estão realizando a instalação de câmeras para flagrar os autores desse tipo de crime e levar as imagens até as autoridades competentes.

*É caracterizado como crime de maus-tratos, abandonar, ferir, mutilar, falta de higiene, não disponibilizar ao animal abrigo do sol ou chuva, não alimentar e dar água, e negar assistência veterinária.
No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.