Em 17 dias Catanduvas registra 118 casos de COVID-19 e 7 mortes em decorrência da doença, situação é preocupante

O Portal Catanduvas em Foco fez um levantamento dos números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Catanduvas, quanto a COVID-19 no município nos últimos dias e o quadro que encontramos neste momento é estarrecedor, em menos de um mês, do dia 1 ao dia 17 de março, Catanduvas registrou 118 casos de COVID-19, além de 7 mortes causadas pela doença.

O que está acontecendo? Será que as pessoas ainda não assimilaram a gravidade desta doença ou a população acredita que venceremos a COVID-19 com o velho “jeitinho brasileiro”?

Na verdade se discute muito sobre quem é o culpado de todo esse caos que se instalou em Catanduvas e por todo o Brasil, não há mais UTI’s disponíveis, não há mais profissionais de saúde disponíveis para que sejam contratados, não há produção de vacinas suficiente para atender todo o planeta e o que fazemos? Ficamos em casa? Não, claro que não, agora é o momento de irmos a praia, de visitarmos aquele parente distante ou quem sabe receber a visita daquele parente distante, talvez esse seja o momento de confraternizar, fazer aquele churrasquinho com aquela cervejinha bem gelada, acompanhado de uma música legal e de 15, 20, 30 amigos e familiares. Hoje meu patrão falou que devo ficar em casa, porque segundo o decreto ele tem que reduzir a capacidade de atendimento, então o que posso fazer? A me lembrei vou andar pelas ruas da cidade ou quem sabe vou até o bar ali da esquina tomar aquela gelada e jogar um baralhinho.

A situação é complicada e tudo indica que as pessoas não entenderam a gravidade da situação em que nos encontramos, as pessoas não entenderam ainda o termo “FICAR EM CASA”, quando os profissionais de saúde dizem isso não é para você parar de trabalhar, deixar de buscar o seu sustento, eles não estão dizendo isso, eles estão apenas dizendo, siga até o seu trabalho, desempenhe a sua função, no final do expediente volte para sua casa, para a sua família, não faça vistas aos amigos, não pare no bar da esquina, não gere aglomerações, esse é o pedido dos profissionais de saúde e sabe o porque eles fazem esse pedido? Porque eles não aguentam mais, mas não é que eles não aguentam mais trabalhar, desempenhar a função a qual eles escolheram como profissão, o que eles não aguentam mais é ver as pessoas morrendo e eles não poderem ajudar, os profissionais de saúde estão cansados, a jornada de trabalho é cansativa, sim, é cansativa, tem profissionais que não finaliza um plantão e já inicia outro, mas o que está cansando essas pessoas é ver o idoso, ver o adolescente, ver a mãe ou o pai de família morrer sem ter ao menos uma chance, vocês algum dia já se imaginaram na pele de um desses profissionais? Acredito que não, eles presenciam todos os dias pessoas morrendo por irresponsabilidade de alguns, o qual não pode ficar sem tirar as férias na praia, aquele que não pode ficar se fazer a festinha, o churrasquinho de final de semana com os amiguinhos e as amiguinhas, até aquela pessoa que não se contenta em ficar em casa sem sair visitar os parentes ou os vizinhos para tomar aquele chimarrão.

Somos todos parte desse caos que se instalou em nossa cidade e em nosso país, as pessoas estão morrendo aos milhares todos os dias e o que se encontra pelas ruas é apenas a irresponsabilidade, jovem não é hora de festinha, dona de casa não é momento para visitas e tomar o chimarrão, senhor não é hora de passear, mamãe não é hora de levar os pequenos ao parquinho, será que ninguém ainda entendeu que estamos no meio de uma pandemia e ela tem tudo para piorar se cada um não se responsabilizar pelos seus atos?

Famílias estão enterrando seus entes queridos sem ao menos ter a possibilidade de se despedir, o sistema de saúde já entrou em colapso, acredito que o “jeitinho brasileiro” não vai dar certo desta vez, então o que você prefere, agir com responsabilidade, cuidar dos seus, sair de casa apenas em caso de extrema necessidade e de acordo com o que pede os profissionais de saúde tendo a certeza que você e sua família conseguirão passar por esse desafio ou prefere fazer festas, passear, ir a praia, visitar os parentes e depois ver os seus familiares doentes? A decisão é sua, mas lembre-se, depois que o pior ocorrer não adianta culpar o Presidente, o Governador ou o Prefeito, tão pouco reclamar dos profissionais de saúde seja da onde for, porque todos esses, todas as autoridades estão a um ano emitindo avisos, mas poucas pessoas ouvem, como sempre para o Brasileiro é mais fácil apontar um culpado do que admitir a sua própria culpa.

Que Deus abençoe todos os Brasileiros e nos proteja nesse momento tão difícil.

Texto por AJF