Economista chefe da Cresol fala sobre o cenário econômico aos cooperados de Toledo (PR)

 Com o tema “Cenário Econômico atual e os impactos na sua vida financeira”, a doutora em economia aplicada Patrícia Palermo reuniu cooperados da Cresol Integração

O evento ocorreu na sexta-feira (24) a palestra da economista chefe da Cresol e doutora em economia aplicada Patrícia Palermo. O objetivo do encontro foi nortear os cooperados sobre o atual cenário da economia mundial e nacional e as implicações nas finanças pessoais. Os assuntos tratados trouxeram clareza sobre as consequências da guerra entre Rússia e Ucrânia, mundo pós-covid, novo governo e as influências no cenário nacional e regional.

Palermo conta que “estamos vivendo um tempo que poderíamos definir como desafiador. Temos um cenário externo muito mais complicado do que em outros tempos, pois afinal temos a variável da guerra que impõe muita incerteza no cenário internacional” e completa “E além disso, viemos de um período de alta inflacionária que faz com que muitos bancos centrais tenham que reagir a isso aumentando das taxas de juros e isso acaba diminuindo o ritmo da atividade econômica”. 

O ritmo das atividades no agronegócio se mantém em alta, contudo é preciso ficar atento. O presidente da Cresol Integração, Julcemar Miervinski aponta que há grandes oportunidades em frente ao cenário em que se encontra a economia. E expõe “há uma tendência de pressão sobre os preços de commodities para baixo, é necessário pensarmos em alternativas seguras e rentáveis para proteger o resultado obtido na safra”. O diretor superintende Cleiton Staats declara que a segurança vem justamente pelas condições que o próprio sistema oportuniza “o Recibo de Depósito Cooperativo (RDC) é um tipo de investimento de renda fixa, com baixíssimo risco e com uma excelente rentabilidade, pois tem como parâmetro de remuneração a taxa Selic que hoje está em 13,75% a.a, é uma oportunidade para o produtor rural realizar a venda dos produtos e aplicar os recursos na cooperativa e com isso garantir uma rentabilidade muito interessante diante ao atual cenário.

Sobre Patrícia Palermo

Patrícia Ullmann Palermo é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), possuindo mestrado em Economia Aplicada (2005) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora Adjunta II da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) e professora Titular das faculdades São Francisco de Assis – Unifin. Também atua como professora da Pós-Graduação da Uniritter. É economista chefe da Cresol e Fecomércio-RS, tendo larga experiência como palestrante na área de conjuntura econômica.