ADAPAR comunica a identificação de dois focos de raiva em bovinos no município de Catanduvas

Foram identificados dois focos de raiva em bovinos na linha tormenta em Catanduvas, os exames foram realizados no Centro Diagnóstico Marcos Enrietti em 04/05/2023. A área de abrangência do foco é de 12 km de raio, no levantamento do sistema da ADAPAR existem 550 cadastros nessa região e um rebanho de aproximadamente 11 mil cabeças de gado. A região abrange comunidades dos municípios de Catanduvas, Cascavel e Ibema.

A raiva é uma doença que acomete todos os animais domésticos, não tem cura e pode ser transmitida ao ser humano através da saliva de animais doentes ou com contato com morcegos portadores do vírus.

Os principais sinais clínicos indicativos da raiva são: alteração no comportamento, andar cambaleante, salivação intensa (babando), ranger de dentes, paralisia nos membros e morte. Neste caso, deve-se notificar a ADAPAR para acompanhamento da suspeita e colheita de amostras.

A vacinação é a maneira mais eficaz para a prevenção, recomenda-se a vacinação de todos os herbívoros domésticos a partir de 3 meses de idade (bovinos, búfalos, equinos, ovinos, caprinos) e um reforço com mais uma dose após 30 dias.

NÃO DEIXE DE VACINAR O SEU REBANHO CONTRA A RAIVA E NOTIFICAR À ADAPAR OS CASOS SUSPEITOS PARA A REALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO, NÃO TEM CUSTO E NÃO EXISTE INTERDIÇÃO DE PROPRIEDADE EM CASOS DE RAIVA.

Fonte: Assessoria ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná)