Atenção Catanduvas: Defesa Civil alerta para tempo severo entre os dias 28/10 e 05/11, muitas tempestades com ventos e granizo são esperadas.

 A Defesa Civil e o SIMEPAR divulgaram na noite desta quinta-feira (26), um boletim com a previsão do tempo entre os dias 28 de outubro e 5 de novembro, e segundo o documento, nestes dias teremos a ocorrência de muita chuva, serão tempestades acompanhadas de ventos e granizo, e em algumas cidades haverá a incidência de raios.

Previsão das condições do tempo em 28/10/2023

No final da sexta-feira, 27/10, e principalmente no sábado, 28/10, o tempo vai mudar bruscamente sobre as regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste, Sul e Centro-Sul do Paraná. Previsão da ocorrência de chuva persistente que vai gerar volume de chuva acima de 100 mm em vários municípios dessas regiões, ocasionando desastres como inundações, enxurradas e escorregamentos de massa. Além disso, associado as tempestades há previsão de elevada incidência de raios, queda eventual de granizo e ventos fortes que podem provocar a queda de árvores e interrupção de energia elétrica. As demais regiões paranaenses também serão impactadas pela ocorrência de tempestades, porém de forma mais isolada



Previsão das condições do tempo em 29/10/2023

No domingo, 29/10, o tempo segue chuvoso em todas as regiões do Paraná devido à continuidade da atuação das tempestades. Os volumes de chuva previstos seguem relativamente elevados nas regiões Sudoeste, Oeste, Sul e Centro-Sul, contribuindo para a ocorrência de mais desastres sobre essas regiões. As chuvas aumentam de intensidade na faixa norte paranaense e no Leste o padrão segue irregular, contudo, localmente, estão previstas chuvas fortes, principalmente ao longo da Serra do Mar, podendo impactar as rodovias federal e estadual que cortam a região. Associados aos temporais mais intensos, ocorrência de muitos raios e ventos moderados a fortes.


Previsão das condições do tempo em 30/10/2023

O tempo severo não dá trégua para o Paraná na segunda-feira, porque novos sistemas meteorológicos mantêm a ocorrência de chuva persistente nas regiões que serão mais afetadas durante o fim de semana, ou seja, Oeste, Sudoeste, Sul, Centro-Sul e Noroeste. Mais uma vez há previsão de chuva volumosa e continua sobre esses setores. Nos Campos Gerais e Leste a instabilidade será menos severa, mas segue chuvoso.


Previsão das condições do tempo em 31/10/2023

Outubro termina com manutenção da instabilidade e ocorrência de chuva em todo o Estado. O ambiente atmosférico segue bastante favorável para o registro de chuva significativas no interior do Estado, mas no Leste também há condição para ocorrência de fraca a moderada.


Previsão das condições do tempo em 01/11/2023

Dia 01 de novembro de 2023 vamos ter uma pequena trégua na ocorrência de tempo severo em grande parte do estado do Paraná, com exceção do extremo norte, divisa com São Paulo que ainda está previsto chuva em torno de 20 mm no decorrer do dia.


RESUMO:

Previsão da chuva acumulada entre 26 a 31 de outubro de 2023

Conforme descrito acima, o final de outubro de 2023 será marcado pela atuação de várias tempestades severas que vão ocasionar grandes volumes de precipitação em quase todas as regiões paranaenses. A figura abaixo mostra a previsão de chuva acumulada no período de 26 a 31 de outubro de 2023. O cenário meteorológico previsto é muito crítico, porque em aproximadamente 3 dias os prognósticos de tempo indicam um volume de chuva entorno de 250 mm para as regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Sul do Estado, além do extremo sul da região Noroeste. Esse valor corresponde a chuva média de outubro para vários municípios localizados nessas regiões. Os desastres associados serão sentidos em todos os setores da sociedade, desde inundações, enxurradas, quedas de árvores, fechamento de rodovias, interrupções no fornecimento de energia elétrica e deslizamento de terra.


Previsão das condições do tempo de 02 a 05/11/2023

O período de 02 a 05 de novembro de 2023 volta a apresentar tempo instável no Paraná. Novamente as regiões que serão atingidas por chuvas significativas serão as regiões Oeste, Sudoeste, Centro e Sul do Estado com volumes de até 80 mm em vários municípios.