III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é realizada em Ibema

 Na tarde desta segunda-feira (31), aconteceu a III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no Centro Cultural Idalício Margotti.


Com uma mesa de honra, foram convocados a Prefeita Municipal Viviane Comiran, o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Sergio de Souza, o Secretário de Planejamento Gildo Santos, o Secretário de Bem Estar Social David dos Santos, o Secretário de Saúde Joílson Araújo, o nutricionista do município Carlos Henrique Martendal, o Conselheiro Tutelar Luiz Silvestre Rodrigues, o Extensionista da IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural), a Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Lurdes Vigo, o Representante do Conselho Municipal de Saúde de Ibema, Izaltino Rosa da Silva e o Representante da SEAB — Cascavel, João Maria dos Santos Netto.


As Conferências de SAN são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais envolvidas. Reunindo representantes do governo e da sociedade civil organizada o intuito é debater sobre os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas que refletem no direito humano à alimentação adequada, além de dar corpo e diretrizes ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).


O objetivo da conferência é, ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo à todas e a todos o DHAA — Direito Humano a alimentação adequada, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Municipal, Estadual e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.


Além da construção de propostas, com a participação da comunidade, a serem levadas à VI Conferência Regional de Segurança Alimentar, identificando os avanços e obstáculos para a efetivação do DHAA, bem como apresentar proposições para garantir comida a todos e todas no campo e na cidade.


A Conferência terminou falando sobre o comprometimento dos três poderes da República, em todas as esferas de governo e ampliar a participação e o compromisso da sociedade brasileira no processo de construção do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional — SISAN, reafirmando o pacto social em torno do DHAA e da soberania alimentar. A conferência tinha também como último ato o intuito de fazer a eleição de Delegados para participarem da VI Conferência Regional de Segurança Alimentar.